Fora Sarney! O Povo irá às ruas na “Marcha do #forasarney”!

Sim, é isso mesmo. Depois do Movimento Saia às Ruas, que protestou contra o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes (e que ainda não acabou!!!), o Povo sairá novamente às ruas, agora contra o Presidente do Senado, José Sarney.

Tudo começou em São Luís do Maranhão! Isso mesmo, o povo se reuniu e fez uma grande passeata a partir das 15 horas no centro da cidade, contra o Senador. Eu cheguei a comparar o protesto como algo similar a um possível protesto contra a família Magalhães em Salvador ou a família Roriz aqui em Brasília e cidades vizinhas.

Marcha no Maranhão (26/07/2009)
Foi deste ato em São Luís que me veio a idéia na cabeça: coloquei em meu twitter que eu iria para a frente do Congresso, munido de cartaz e apito, nem que fosse sozinho. Simples assim, sem nenhuma pretensão, nomeei minha provável marcha solitária de "Marcha do #forasarney" (essa é uma tag, etiqueta, que ficou muito populat no Twitter) e falei que iria na quarta-feira, dia 01/07, às 19 horas para a frente do Congresso Nacional. Prontamente tive a resposta de dois amigos, Paula Marques e Tito Puglia.  Com 3 pessoas eu já não estava solitário.
Após o almoço fui surpreendido por várias pessoas que aderiram à idéia e repassavam a mensagem da Marcha! Com o apoio das pessoas que repassaram incessantemente as mensagens de apoio à manifestação e posteriormente o apoio de Marcelo Tas, do CQC (programa constantemente presente neste blog), a coisa ganhou um grau ainda maior e o movimento de uma só pessoa tomou ares nacionais!

Sendo assim, em Brasília teremos a Marcha anti-Sarney provavelmente com muita gente! Levem apitos, cornetas, buzinas, cartazes e afins!
Também terá Marchas em todo o Brasil no mesmo dia, como em São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Porto Alegre, Campinas e outras cidades que se articularam rapidamente (não sei todas, se souberem, me ajudem, por favor!).
Hoje houve panfletagem na minha faculdade (IESB) e quero agradecer demais à Lígia Galletti, Paula Marques e Thiemi Hayashi, que produziram e ajudaram a entregar dezenas e dezenas de panfletinhos divulgando e convocando para a Marcha!

Este é um post de protesto, de alguém que não aguenta mais tanta desmoralização de nossas Instituições. Somos uma democracia jovem, deveríamos ter menos vícios. E, novamente ,volto com os motes que tanto defendo: lutemos pela renovação política e pela educação no Brasil. Lutemos para que Sarney renuncie ao menos à Presidência do Senado. O Senado brasileiro deve ser preservado, assim como todas nossas instituições!

Mas também é um post de felicidade. Felicidade em ver como somos capazes de reagirmos, não perdemos nossas forças! Felicidade de ver um simples ato ganhar força em prol de uma causa, espontaneamente, sem massas de manobra, nem "alguém por trás", mas cidadãos que querem se fazer ouvidos e vão às ruas gritar, pois é preciso!

Quero deixar meu agradecimento a todas as pessoas que me mandaram mensagens no Twitter e Orkut hoje. Esse é o poder da internet. Esse é o poder que nenhum senhorio controla. Muito obrigado de coração a cada um de vocês e continuem chamando mais gente, pois quarta-feira o Brasil gritará em peso: "Fora Sarney!!!!!!!!!!!!!"
 

7 comentários em “Fora Sarney! O Povo irá às ruas na “Marcha do #forasarney”!”

  1. Xô Sarneys: passeatas marcadas!
    Já estão sendo convocadas várias passeata país a fora.

    Esta é uma pequena lista que fiz a partir de pesquisa no Twitter.

    Quem souber de algo mais, por favor envie para xosarney@renatocinco.com.br .

    Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Recife, Natal e Manaus.

    Rio – 01/07, 13h, na Cinelândia.
    São Paulo – 01/07, 19 h, MASP.
    Belo Horizonte – 01/07, 14h, Praça da Liberdade.
    Porto Alegre – 01/07, 12h30mim, Praça da Matriz.
    Curitiba – 05/07, 15h, Praça Tiradentes.
    Florianópolis – 01/07, 19h, Assembléia Legislativa.
    Campo Grande – 01/07, 18h Praça do Rádio.
    Recife Enquete para definir local: http://poll.fm/119ot
    Natal – 01/07, 15h, Praça Cívica.
    Manaus – 01/07, 19h, Parque dos Bilhares.

    Nossa causa está crescendo no Facebook, mas pode crescer muito mais, convide seus amigos.

  2. O twitter para mim é algo ainda meio complicado.

    Mas, todos os blogs do twitter que já se organizam contra o Sarney estão interligados para que a divulgação ocorra mais rapidamente ?

    Um indica o outro ? Se ainda não, seria interessante que isso fosse feito, correto ?

    Sucesso é o que eu desejo.

  3. Valeu Renato Cinco…
    sou cood de pauta de uma agência de fotojornalismo e sua lista vai para minhas previas.. temos fotojornalista em todo o Brasil… vamos cobrir todas as manifestações.
    Abs

  4. Sou do Amapá, nunca fui responsável pela eleição de José Sarney como senador deste estado, o que deu origem a outros males. Sabemos que os grandes movimento nos estado contra Sarney foram feitas com a adesão de milhares de brasileiros, mas infelizmente não resultou nos seus objetivos por pura corrupção e jogo de interesses. Mas o que gostaria de dizer é que agora vivemos um momento ímpar em nosso estado, onde nas últimas eleições (2010-2012), demos fim ao mandato político de aliados de Sarney no Amapá, que roubaram os cofres públicos e nos envergonharam em rede nacional. A força e vontade do povo está no voto e foi com ele que mudamos o cenário vergonhoso que vivemos aqui por alguns anos. Agora chegará a vez de José Sarney, chegará a vez de exterminarmos de vez com a vida política deste coronel no Estado do Amapá e no Brasil. Como ainda temos presente e com força um grupo político que lutará pela reeleição deste e por saber que uma boa parte da população ainda se sujeita a isso, gostaríamos de contar com movimentos nacionais de conscientização dos eleitores amapaenses, os grandes responsáveis da vez pelo ponto final do Coronelismo no Brasil. Chega de Sarney. Vamos fazer movimentos nacionais que mostrem a cara corrupta deste homem e sua história brasileira cheia de oportunismos. A hora está chegando e contamos com vcs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>